Constantemente fazemos escolhas na vida. Algumas são simples como, escolher qual roupa vestir ou o que comer no café da manhã. Outras possuem um peso maior, como, por exemplo, a escolha de uma profissão, de um cônjuge ou a decisão de onde se passará a eternidade, se com Cristo ou sem Ele.

Independente da escolha, a verdade é que, por mais simples que seja, ela irá causar um impacto positivo ou negativo em nossa vida. Tais como:

Crescimento pessoal: ao enfrentarmos desafios, como tomar uma decisão difícil, nos tornamos mais resilientes.

Responsabilidade: As escolhas nos levam a assumir responsabilidades por suas consequências. Isso nos torna mais conscientes e maduros.

Impacto no futuro: você já deve ter ouvido a seguinte frase: “As escolhas de hoje definem o amanhã”. Essa é uma grande verdade. Decisões relacionadas à carreira, relacionamentos e saúde causam impactos à qualidade de vida a longo prazo.

Liberdade e autonomia: poder escolher é um sinal de liberdade, é um exercício constante da nossa autonomia como indivíduos.

Mas afinal, como fazer escolhas sábias?

Há decisões que exigem uma ação rápida; enquanto outras, precisam de mais tempo para serem tomadas. Isso vai depender da situação ou da importância da mesma. Uma decisão importante, não pode ser tomada de forma precipitada. É preciso silenciar as emoções, colocar os pensamentos em ordem, analisar todos os fatores e consequências, para então colocar em prática.

Aqui estão alguns passos que ajudam na tomada de decisão:

Autoconhecimento: Antes de fazer uma escolha, se pergunte: “Essa escolha condiz com quem sou e com o que quero para a minha vida?”. Se autoconhecer é importante, pois escolhas sábias respeitam seus princípios.

Defina o problema ou decisão: Antes de fazer uma escolha, saiba o que está em pauta. Ter a ciência do que você quer resolver ou alcançar é o primeiro passo para decidir com inteligência.

Se informe: buscar informações sobre a decisão a ser tomada é muito importante. Afinal, quanto mais você souber sobre as opções disponíveis, mais assertiva será a sua decisão. Não haja pela emoção. Leve em consideração os prós e contras com base em dados.

Analise as consequências: tenha um olhar altivo, não foque apenas no presente. Reflita o impacto que essa decisão irá causar no curto, médio e longo prazo. As decisões sábias geram benefícios não só para você, como para os que te cercam.

As escolhas nem sempre trarão resultados imediatos. Mas se for uma decisão assertiva, tenha a certeza que no tempo oportuno você irá desfrutar das consequências.

Agora que você já sabe como tomar boas decisões, que tal começar a escolher algo incrível para a sua vida hoje?



Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Olá mocinha (o) deixe seu comentário!!!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.