Você sofre com olheiras? Quase todas as pessoas tem essa pigmentação mais escuras na pálpebra abaixo dos olhos, o que pode levar muitas vezes ao desconforto e a baixa autoestima.

Mas afinal o que são olheiras?

Como disse, as olheiras são caracterizada pela coloração mais escura nas pálpebras abaixo dos olhos. Existem diferentes tipos de olheiras; o fator vascular e pigmentatório são os primordiais.
Abaixo dos olhos passa diversos vasos sanguíneos; conforme o sangue vai passando pigmentos de hemossiderina presentes no sangue são deixados. Como a pele nessa área é muito fina, é possível ver essa coloração.

O que pode causar olheiras?

Há vários fatores que podem favorecer o aparecimento das olheiras, entre eles:

• Noites mal dormidas
• Fator genético
• Tabagismo e alcolismo
• Estresse
• Doenças respiratórias, como rinite por exemplo (devido a congestão nasal)
• Excesso de melanina
• Acúmulo de vasos sanguíneos (má circulação)

Como tratar?

Há vários tipos de tratamentos, como por exemplo com luz pulsada e a base de ácido tioglicólico que ajuda no clareamento; para isso é indicado procurar um dermatologista para avaliar e indicar o tratamento específico.
Mas existem também aqueles “tratamentos caseiros”. Separei algumas dicas que podem ajudar a diminuir a aparência das olheiras.

• Pepino: as propriedades hidratantes e antioxidantes presentes no pepino, podem acalmar a pele e diminuir o inchaço. Além disso, o pepino é rico em vitamina C que auxilia na renovação da pele, ácido fólico, que estimula os antioxidantes que combatem as toxinas que deixam os olhos cansados e inchados e flavonoides, que ajudam a diminuir a inflamação.
Para aplicar, corte-os em rodelas bem finas e aplique bem gelado nos olhos, deixe agir por alguns minutos; enxague com água fria.

• Chá de camomila: um ótimo anti-inflamatório natural que contrai os vasos sanguíneos diminuindo o inchaço e coloração arrocheada. O chá de camomila é também um antioxidante que auxilia a acalmar a pele.
Para aplicar, faça o chá de camomila e leve ao freezer até ficar bem gelado. Com a ajuda de um algodão aplique sobre a região dos olhos deixe agir por 20 minutos; enxague com água fria.
Se preferir os sachês, faça o chá e leve ao freezer até ficarem bem gelados; em seguida coloque os sachês sobre os olhos e deixe agir por 20 minutos; enxague com água fria.

• Cubos de gelo: aplicar gelo na área dos olhos ameniza a aparência das olheiras, isso porque ele ajuda a contrair os vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço e proporcionando um efeito calmante.
Para aplicar, enrole um cubo de gelo em uma toalha e coloque na região dos olhos por alguns minutos; enxágue com água fria.

Lembre-se: existem diversos tipos de olheiras. As olheiras causadas por hiperpigmentação ou fator genético podem precisar de um tratamento mais profundo. As dicas a cima podem ajudar a amenizar as olheiras causadas por fator vascular (cansaço, insônia) e não possuem um efeito duradouro.
Se você sofre com olheiras persistente e se incomoda, procure um dermatologista para está indicando um tratamento mais eficaz.

Essas foram as dicas de hoje. Beijinhos e até mais ♥

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Olá mocinha (o) deixe seu comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.