
Se você tiver a oportunidade de ficar um bom período sem fazer nada, certamente seu cérebro irá te lembrar de uma série de tarefas pendentes que estão à sua espera para serem resolvidas.
Possivelmente o sentimento desenvolvido será o de “perda de tempo”. Afinal, esse tempo poderia estar sendo usado para ler os e-mails, resolver as pendências do trabalho ou organizar e limpar a casa.
Então, ficar totalmente off de tudo não é a opção escolhida por muitos. São poucas as pessoas com o tédio como uma opção plausível, geralmente quando falamos de tédio a reação é de estranhamento. Porém, segundo neurocientistas, o tédio possui muitos benefícios eficazes para um melhor desenvolvimento do cérebro.
O cérebro é um órgão que trabalha dia e noite sem descanso, ele está sempre ativo. Até quando estamos dormindo, ele está trabalhando, organizando e “limpando” a bagunça do dia inteiro. Por isso a importância de ficar um tempo sem fazer nada.
Quais os benefícios do tédio?
Desenvolve a criatividade.
A mente, quando entra em estado de tédio, entra em um “modo padrão” que ativa a imaginação e a criatividade, gerando novas perspectivas.
Reduz a sobrecarga cognitiva.
Age como um “detox” mental, limpando a mente do excesso de informações acumuladas ao longo do tempo.
Melhora a solução de problemas.
Quando a mente não é bombardeada por mais informações externas, ela consegue se concentrar melhor nos problemas já existentes e consequentemente desenvolver soluções eficazes para os problemas.
Desenvolve a resiliência.
Se você é uma pessoa que não tem paciência e não consegue esperar, com certeza você está precisando de um momento de tédio. Isso porque ele ensina a lidar com a espera e a falta de recompensa imediata, habilidades fundamentais para o amadurecimento cognitivo e emocional.
Estimula o autoconhecimento.
É um período onde é possível se conectar consigo mesmo, contribuindo para um bem-estar mental.
Como estimular o tédio?
Agende um tempo para descansar.
No trabalho ou mesmo em casa, crie o hábito de ficar um tempo livre, off de tudo. Aproveite esse momento para reflexão e para apreciar o céu e a natureza.
Desconecte-se:
Ficar longe dos trabalhos não significa ficar presente nas redes sociais. O ficar em modo tédio significa se desconectar dos dispositivos digitais, permitindo que a mente se recupere dos excessos de informações.
Vale lembrar que, ter tédio não é ficar com a mente vazia. Mas é permitir-se desligar de tudo que causa cansaço tanto físico como mental e ficar um tempo sem fazer nada, apenas descansando a mente e o corpo sem preocupações. É dar espaço para a criatividade, conexão e recuperação mental.
Fonte: BBC