Olá mocinhas e mocinhos, vocês costumam se anular?
A princípio pode parecer algo “simples”, mas não é. Sabe quando você diz SIM, querendo dizer NÃO? Pois bem, isso é um dos sinais de se auto-anular.
Passei boa parte da minha vida se anulando. Confesso que estou em processo, é como se eu fosse ainda uma estudante rumo à formação. De vez enquanto, ainda me encontro cometendo esse erro; mas tudo bem, mudar requer um tempo, não é mesmo?

Lembro que na minha infância e adolescência, deixei de viver muitas experiências incríveis por medo de não agradar as pessoas. É como se estivesse sempre dentro de um casulo, com vontade de criar asas e voar, mas não conseguia.
Isso me fez perder a minha identidade, não me sentia mais eu. Quem sempre estava comigo (família) conhecia a minha verdadeira essência (alegre, brincalhona, divertida e as vezes brava, haha); mas os que estavam de longe (colegas de escola, por exemplo), não conheciam a verdadeira Zaíne.
Era considerada uma menina boa, exemplar e cativante. Disso tenho muito orgulho e não me arrependo de nada, afinal essas qualidades fazem parte de mim. O problema é que muitas das vezes, disse “sim” para as pessoas, quando na verdade queria dizer “não”.
Acredito que somos influenciados de várias maneiras; vamos supor, o seu estereótipo te anula? Infelizmente, a auto-anulação muitas vezes vem por medo de não ser aceito. Então a pessoa se diminui para fazer o outro feliz e deixa de viver por medo de não ser aceito.
Até que ponto se diminuir vale a pena? Quando a anulação é constante e total, gera frustração e arrependimento. Não espere chegar no final da vida para poder abrir os olhos e ver que deixou de viver muitas coisas, de expor seus pontos de vista, para se encaixar no mundo de alguém que talvez nem se importa realmente com você.
Torno a dizer que estou em processo de aprendizagem, mas durante esses 4 anos de processo, pude ser mais leve, mais livre, mais feliz. E sabe porque? Por que eu estou sendo eu. Quando a gente assume nossa real essência, tudo fica mais lindo, mais autêntico e consequentemente você irá atrair pessoas que te amam por quem você é.
Mudar faz bem, costumo falar de mudança, pois estou sempre enfrentando e com a ajuda de Deus vencendo. Mas essa mudança precisa partir de você e por você.
Então, quando for preciso dizer NÃO, diga!
Quando você ver que algo irá apagar a sua essência, não hesite em retroceder. Não vale a pena se diminuir para caber nos padrões alheios.
Seja sempre você, então consequentemente você será feliz.
Fiquem com Deus ♥
Na ânsia (ou desespero) de agradar os outros, acabamos por nos desagradarmos. Venho lutando contra isso tmb ultimamente. Não é fácil. Mas não é impossível!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim…
E sim… Não é fácil, é um desafio constante…
CurtirCurtido por 1 pessoa